top of page

Quinto encontro:

JOGO "TERMOQUIZ"

     Para os(as) alunos(as) desenvolvessem um melhor raciocínio, a atenção em sala de aula, aumentando também seu  interesse e não somente decorar o que foi aplicado durante as aulas. Utilizamos um jogo chamado “Termoquiz”, conforme Cavalcanti, Deus e Soares (2007) “o jogo é um instrumento que desperta o interesse, devido ao desafio que ele impõe ao aluno. O aluno desafiado busca, com satisfação, a superação de seu obstáculo, pois o interesse precede a assimilação”. 

     O jogo em questão é composto por 20 questões, sendo elas de múltipla escolha. Os(as) alunos(as) foram divididos em dois grandes grupos, e cada um deles escolheu um(a) líder para representá-los. Esse(a) líder foi o porta voz do grupo. Para dar início ao jogo, os(as) líderes tiraram “par ou ímpar”, e o(a) vencedor(a), teve direito de escolher a primeira pergunta, sendo um número de 1 a 20, e discutiu com o grupo a pergunta e indicou a alternativa supostamente correta. Se a resposta estivesse correta, o grupo ganhava um ponto, e caso não estava, o grupo não ganhava ponto. O jogo teve cartas que passavam a vez do grupo, e também cartas que davam um ponto extra. O grupo que, no final do jogo, teve a maior pontuação foi o grupo vencedor. 

     No final da aula foi comentado com os alunos sobre a polinização. A proposta fora que eles trabalhassem em equipe na construção de uma apresentação, que abordaria o ensino de termoquímica contextualizado com a alimentação. Foi explicado que a apresentação ficaria a critério dos(as) alunos(as), podendo ser construídos cartazes, músicas, jogos, poemas, vídeo e outros.

bottom of page