top of page

Oitavo encontro:

POLINIZAÇÃO

     Conforme Zwierewicz et al. (2013):

A polinização é a fecundação do projeto no entorno em que foi desenvolvido e em outros entornos, dando vida à proposta matricial, de tal modo que as ideias e valores sigam ativos em outras escolas, pessoas... pois uma parte significativa das grandes ideias tem vida curta, porque não germina em um sistema que possibilita sua continuidade. Por isso, é importante compartilhar o projeto e os resultados em entornos que estimulem sua sequência, entendendo-se, portanto, que é preciso polinizar para seguir adiante. É o que fica depois de terminar o PCE.

     Nesta perspectiva, os(as) alunos(as) fizeram uma apresentação, compartilhando conhecimentos sobre a termoquímica presente nos alimentos e quais são seus impactos na saúde humana. A apresentação foi no espaço interno da escola e para a demonstração foi montado um “stand”. A atividade foi realizada em conjunto com as turmas do primeiro ano e terceiro ano, onde os(as) alunos(as) dessas turmas também apresentaram alguns trabalhos desenvolvidos durante o trimestre. Durante a apresentação, havia alimentos saudáveis a disposição como, pipoca, banana, maçã, jabuticaba. 

    Havia quatro barraquinhas dos meus alunos, três eram sobre as calorias de determinada comida e uma era um jogo. A primeira barraquinha, trouxe para apresentação um bolo de cenoura, um pudim de leite e um refrigerante. A barraquinha deste grupo, estava muito bonita, bem colorida! Eles também prepararam uma tabela com o valor energético de cada ingrediente que foi utilizado para a produção desses alimentos e mostraram qual seria o total de calorias se comessem todo o prato preparado. Além disso, trouxeram todos os rótulos utilizados. 

    A segunda barraquinha trouxe para a apresentação um mousse de morango com ganache de chocolate. Este grupo também trouxe os rótulos que foi utilizado para produzir essa linda sobremesa. Explicaram o total de caloria presente no prato, e como o excesso dela faz mal a saúde humana. A terceira barraquinha trouxe para apresentação um bolo sem glúten e sem lactose. A ideia surgiu pois uma aluna tem intolerância aos dois componentes. E foi o bolo mais fofo que eu já vi, estava em formato de coração! Elas apresentaram quais os benefícios da farinha que utilizaram, os malefícios do açúcar, do achocolatado. Explicaram também, o por quê um bolo sem glúten e lactose seria mais saudável do que outro bolo com esses dois componentes. E para finalizar a apresentação, informaram a quantidade de caloria que o bolo todo tinha e a quantidade por fatia de bolo. A última barraquinha, foi bem diferente, os alunos criaram um jogo de memorização sobre a alimentação. Nele, um certo número de cartas é posicionada de maneira que a parte com o desenho fica voltada para baixo. Em cada turno o jogador deve escolher duas cartas e desvirá-las. Se elas formarem um par, o jogador precisa informar se a comida que está na carta, é saudável ou não. Senão, elas são viradas novamente. Esse processo deve ser repetido até que todas as cartas sejam removidas. 

      Para finalizar a noite, havia duas salas preparadas pelos estagiários do IFSC, onde uma sala tinha experimentos de reação exotérmica e endotérmica e a outra sala tinha uma conversa sobre medicamentos.

bottom of page